Ásia Central - Obtenção de Vistos

Aqui ficam algumas dicas para a obtenção de vistos para os países da Ásia Central (Afeganistão, Cazaquistão, Irão, Turquemenistão, Tajiquistão, Usbequistão).

Querendo visitar estes países, aconselha-se começar a tratar dos vistos com 5 ou 6 meses de antecedência.


Esta informação foi obtida a partir das pesquisas realizadas. Pode ser alterada a qualquer momento. Para informações atualizadas consultar, sempre, as embaixadas.


PROCEDIMENTOS PARA A OBTENÇÃO DE VISTO AFEGÃO

 Resumo:
   A primeira embaixada com quem contatei (email), foi a de Madrid. Responderam, informando-me que os assuntos de vistos para portugueses, são tratados com a de Paris.
   Tenho uma cunhada que vive na cidade luz. Numa das suas visitas a Portugal, levou o meu passaporte e ficou de entregar os documentos requeridos, pessoalmente, na embaixada. Antes disso, passou pelo "La Banque Postale" e depositou a módica quantia de 70 Euros, corresponde ao visto de turismo. No dia em que se deslocou à embaixada, disseram-lhe que não podiam aceitar a documentação uma vez que teriam de me fazer uma entrevista.
   Ao saber dessa informação, que não consta das cedidas no site da embaixada, telefonei-lhes e "comme je ne parle pas français couramment" sugeri que falássemos inglês, ao que me responderam favoravelmente.
   Expliquei-lhes que teria de me deslocar a Paris, propositadamente, para fazer a entrevista, tendo de faltar ao trabalho e ter despesas com voos. Perguntei-lhes se não haveria outra forma de substituir a entrevista. Responderam-me que poderia enviar uma carta do meu patrão explicando os motivos da minha visita ao país e a sua duração.
   Depois de ter a carta assinada, fiz um scan e enviei à minha cunhada. Ela imprimiu o documento e deslocou-se novamente à embaixada com toda a documentação. Desta vez, aceitaram os documentos e disseram-lhe que o visto estaria pronto em 4 dias úteis.
   Como já tinha uma viagem a Paris agendada para o início de junho, desloquei-me à embaixada e levantei o passaporte com o respetivo visto.
   De salientar que todo o staff com quem contatei foi muito simpático e prestável, procurando ajudar na resolução dos problemas.
  Emitiram o visto com 2 meses de antecedência.

      
Visto de Turismo AFEGÃO
  

PROCEDIMENTOS PARA A OBTENÇÃO DE VISTO CAZAQUE

Resumo:
   Entrei em contato (via email) com a embaixada em Madrid para saber se era possível obter o visto no mesmo dia em que me deslocaria lá. A minha ideia era enviar toda a documentação por correio e no dia em que fosse a Madrid levantar o visto, levaria o passaporte e pagaria o visto. Disseram-me que teria de enviar todos os documentos, incluindo o passaporte e o comprovativo do depósito das taxas consulares aos balcões do Banco Santander Central Hispano.
   Isto levantava um grande problema, uma vez que teria de me deslocar a Espanha para aos balcões do Banco fazer o depósito. Por acaso, de férias de Páscoa, encontrava-me perto da fronteira e a cerca de 60 Km da mesma, em Cortegana, fiz o depósito. Desse modo, fiquei em meu poder com o comprovativo de como tinha feito o pagamento das taxas consulares.
  Enviei (através de CTT Expresso) de seguida toda a documentação solicitada. Passadas três semanas, fui a Madrid e levantei o passaporte com o respetivo visto.
   Emitiram o visto cerca de três meses antes da entrada no país.


Visto de Turismo CAZAQUE
 

  PROCEDIMENTOS PARA A OBTENÇÃO DE VISTO IRANIANO
Resumo:
   Entrei em contato (telefónico) com a embaixada (responderam-me em português) e foi informado que para além dos documentos solicitados (informação no site da embaixada) teria de juntar um seguro de acidentes pessoais em viagem e fotocópia do voo de regresso e das reserva dos hotéis nas primeiras 3 noites (no meu caso tratou-se de Mashhad e Yazd).
   No dia em que me desloquei à embaixada para entregar a documentação, solicitei urgência na emissão do visto uma vez que estava a cerca de um mês do início da viagem e precisava deste para obter o visto para o Turquemenistão.
   Informaram-me que era possível, mediante uma taxa adicional de 25 euros e que estaria pronto no dia seguinte.
  Gostaria de salientar que o staff da embaixada foi muito simpático e sensível à urgência da emissão do visto.
   Um dia depois, dirigi-me à embaixada e levantei o passaporte com o respetivo visto.
   Emitiram o visto cerca de 2 meses antes da entrada no Irão.
 
Visto de Turismo IRANIANO
 
  
PROCEDIMENTOS PARA A OBTENÇÃO DE VISTO TURQUEMENO
 
 Resumo:
   Este acabou por ser o visto mais simples de obter.
   Entrei em contato (email) com a embaixada para confirmar os documentos requeridos. Foram prontos na resposta e sempre muito simpáticos no esclarecimento de qualquer dúvida. Todos os contatos que estabeleci com eles, foi por email.
   Reuni toda a documentação solicitada e enviei (carta registada com aviso de receção) para a embaixada em Londres.
   Passados 10 dias úteis, recebi no meu email, uma LOI (Letter Of Inviatation) que não é mais do que uma autorização com um código para, na fronteira, obter o visto de trânsito. Todos este processo foi grátis, com exceção da carta registada com aviso de receção.
   Emitiram a LOI (documento que tive de apresentar na fronteira), cerca de 1 mês e meio antes da entrada no país.

 
LOI (Letter Of Inviatation) TURQUEMENA

Visto Obtido na Fronteira.
   No dia em que atravessei a fronteira Shavat (Usbequistão) /
 Dashoguz (Turquemenistão), entreguei a LOI que me tinham enviado, paguei USD 50 por um visto de trânsito de 3 dias e paguei USD 12, pela taxa de entrada no país.
  Tudo muito simples e rápido (a obtenção do visto não demorou mais de 20 minutos). Os guardas fronteiriços, foram mito simpáticos e prestáveis.


Visto de Trânsito TURQUEMENO


PROCEDIMENTOS PARA A OBTENÇÃO DE VISTO TAJIQUE
 
Resumo:
   Entrei em contato (email) com a embaixada para saber se era possível enviar toda a documentação exceto o passaporte (porque era a minha cunhada que o tinha e que o levaria à embaixada do Afeganistão) e uma vez que tinha viagem a Paris agendada para o início de junho, se havia a possibilidade de obter o visto no dia em visitaria a embaixada.
  A resposta foi muito pronta e favorável. Assim enviei (carta registada com aviso de receção) todos os documentos solicitados, exceto o passaporte, duas semanas antes de viajar para Paris, de maneira a dar tempo de receberem os documentos e emitirem o visto.
   Quando visitei Paris no início de junho, passei primeiro (dia 1, segunda-feira) na embaixada do Afeganistão para levantar o passaporte e no dia seguinte (o consulado só funciona às terças e quintas-feiras), 2 de junho, terça-feira, foi à do Tajiquistão.
   Cheguei de manhã, deixei o passaporte e pediram-me para passar da parte da tarde, para levantar o visto.
   Foram muito simpáticos e prestáveis em todos os contatos, quer por email quer pessoalmente.
   Emitiram o visto cerca de 2 meses antes de entrar no país.

 
Visto de Turismo TAJIQUE


PROCEDIMENTOS PARA A OBTENÇÃO DE VISTO USBEQUE
 

Resumo:
   Este foi o visto que mais trabalho deu. Sobretudo porque tive de obter uma autorização do Ministério dos Negócios Estrangeiros Usbeque, sob a forma de LOI (Letter Of Invitation) antes de me deslocar à embaixada em Madrid.
  Contatei (sempre por email) a STANTOURS agência de viagens, muito fidedigna, que tratou da LOI. Enviei-lhes toda a documentação solicitada, incluindo o pagamento de 80 Euros. Foi um pouco mais caro porque precisei de uma LOI para a obtenção do visto com dupla entrada, uma vez que pretendia atravessar o sul do Usbequistão em direção a Mazar-e Sharif, no Afeganistão e voltar a entra no Usbequistão através da fronteira com o Afeganistão.
   Passados 15 dias úteis enviaram-me o documento abaixo (LOI), por email. Imprimi a LOI e levei-a à embaixada.
   Emitiram a LOI, cerca de 3 meses e meio antes da entrada no Usbequistão.
 
LOI (Letter Of Inviatation) USBEQUE

Visto Obtido na Embaixada em Madrid.
   No dia em que me desloquei a Madrid para levantar o visto do Cazaquistão, dirigi-me igualmente, à embaixada usbeque, situada no centro da capital espanhola. Antes, passei pelo balcão do Banco Popular, perto da embaixada e paguei a taxa consular de 80 Euros, correspondente ao visto de turismo de dupla entrada. Entreguei a LOI e o comprovativo bancário do pagamento das taxas consular. Esperei 15 minutos e tinha o visto na mão.
   Emitiram o visto cerca de três meses antes da entrada no país.


Visto de Turismo USBEQUE
 
SEQUÊNCIA DE OBTENÇÃO DOS VISTOS
  • LOI Usbeque, 3 meses e meio antes da entrada no país, custou 80 Euros.
  • Visto Cazaque, 3 meses antes da entrada no país, custou 35 Euros + 7 Euros CTT Expresso.
  • Visto Usbeque, 3 meses antes da entrada no país, custou 80 Euros.
  • Visto Afegão, 2 meses antes da entrada no país, custou 70 Euros.
  • Visto Tajique, 2 meses antes da entrada no país, custou 45 Euros + 7 Euros para a carta registada com aviso de receção.
  • Visto Iraniano, 2 meses antes da entrada no país, custou 105 Euros (inclui taxa consular, 50 Euros; taxa consular de emissão urgente, 25 Euros e seguro de acidentes pessoais em viagem, 30 Euros).
  • LOI Turquemena, 1 mês e meio antes da entrada no país, gratuita. Apenas gastei cerca de 7 Euros para a carta registada com aviso de receção.
  • Visto Turquemeno, na fronteira, custou 46 Euros + 11 Euros de taxa de entrada no país.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viagem 2010 - Alguns locais da Jordânia

Viagens Sem Fronteiras

Viagem 2010 - Istambul