Yangon. Myanmar

A cidade de Yangon, a maior de Myanmar, foi o meu último ponto de paragem por terras birmanesas. Antes, tinha visitado Mandalay, Bagan e o Lago Inle. Não é, seguramente, a mais bonita, mas possui na minha opinião, duas atrações que oferecem aos visitantes experiências inolvidáveis. Refiro-me ao pagode Shwedagon e à ferrovia circular.

Comboio da ferrovia cicular

Pagode Shedagon

O Shwedagon ou pagode dourado, em torno do qual a cidade foi construída, é um importante centro religioso com cerca de 2500 anos de história, constituindo-se como o templo budista mais importante de Myanmar. É também um monumento funerário de birmaneses famosos, jazendo neste espaço os corpos de Supayalat, última rainha da Birmânia, da mãe de Aung San Suu Kyi, líder partidária e Prémio Nobel da Paz e de Maha Thray Sitthu U Thant, o terceiro secretário-geral das Nações Unidas. O templo possui 1065 sinetas de ouro e 420 de prata, um catavento ornamentado com pedras preciosas e outras tantas relíquias, fazendo deste pagode um lugar tremendamente majestoso. Acredita-se, ainda, que alberga oito fios de cabelo de Sidarta Gautama, o Buda, não sendo por isso difícil imaginar a importância deste centro religioso para os birmaneses.

Pagode Shwedagon
Interior do Pagode Shwedagon


Interior do Pagode Shwedagon

Interior do Pagode Shwedagon

Interior do Pagode Shwedagon

A volta circular de comboio em torno da cidade de Yangon e os seus arredores é uma experiência inimaginável, permitindo-nos apreciar o lado autêntico e genuíno das gentes que o frequentam. São três horas de uma experiência única e riquíssima do ponto de vista cultural, ao longo de 46 quilómetros e 39 estações, permitindo-nos apreciar a simpatia do povo birmanês, os seus costumes, tradições e modos de viver. O comboio é mais do que um meio de transporte ou um aglomerado de carruagens. É, sobretudo, um ponto de encontro, um mercado onde se comercializam bens de consumo. Sem dúvida, uma das  principais recordações de Myanmar!

Ferrovia Circular

Ferrovia Circular

Ferrovia Circular

Ferrovia Circular

Ferrovia Circular

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viagem 2010 - Alguns locais da Jordânia

Viagens Sem Fronteiras

Viagem 2010 - Istambul